segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CONTÁGIO DO BOCEJO

O comportamento contagioso do bocejo segue um dos grandes mistérios de nossa vida. A natureza do bocejo resulta tão cativante, que existem múltiplas teorias desenvolvidas a respeito.   


Ainda não se sabe exatamente porque o bocejo é contagioso. Aliás, esse é um grande mistério para os estudiosos. A bióloga Débora Hipólide diz, que existe teorias para tentar explicar esse fenômeno, mas não há respostas conclusivas, segundo ela o bocejo seria uma forma primitiva de comunicação entre indivíduos da mesma espécie, para sinalizar mudanças no ambiente. "O bocejo seria uma resposta a necessiade de uma respiração profunda para despertar o corpo", afirma.    
Um estudo sobre o cérebro, do Governo Finlandês, confirmou que o contágio do bocejo é em grande parte inconsciente.
Costuma-se bocejar por cansaço, sono ou aborrecimento, mas pode ser em outros momentos. Ao fazê-lo estica-se os músculos, se lacrimeja, se saliva, abrem-se as trompas de Eustáquio (tuba auditiva) e sucedem outras coisas imprecisas. O bocejo segue seu curso durante uma média aproximada de seis segundos, mas sua duração pode variar entre ao redor de três segundos e meio e superar em muito a média normal, eles chegam em ondas e o intervalo entre um bocejo e outro varia ao redor de 68 segundos.
Ainda que todos os vertebrados bocejem, só os humanos e os chimpanzés tem um bocejo contagioso, por serem duas espécies que desenvolvem uma complexidade social superior ao resto.
No entanto, isto não significa que esteja enfrentando à necessidade de dormir. Os cientistas descobriram que bocejar é um processo que protege nosso cérebro do sobreaquecimento, descobriram que o mesmo serve como um mecanismo de esfriamento do cérebro. No curso do dia, nosso cérebro esquenta-se até ao ponto de queimar, ele só é um terço das calorias que consumimos, para conseguir funcionar de forma mais eficiente, o cérebro precisa ser esfriado, por isso quando uma pessoa boceja, se incrementa institivamente o fluxo de sangue que contribui para o frescor. Através dele melhora a circulação sanguínea e diminui a temperatura cerebral, o que, de acordo com os investigadores, melhora a atenção.  

" O fato de bocejar quando vemos a outra pessoa o fazer se chamar de Ecocinose: Imitação involuntária de gestos vistos em outras pessoas."    


Por:

Juliane Garcia Ferreira
Lilian Ramos Guimarães Nunes
Soraya Martines Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário