segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

HANSENÍASE


De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, dia 26 de janeiro é considerado o dia Mundial de Combate a Hanseníase.

O QUE É HANSENÍASE?
 É uma doença causada por um micróbio chamado Bacilo de Hansen (Mycobactérium Leprae),  que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Conhecida como Lepra, Morféia, Mal-de-Lázaro, Mal-da-Pele ou Mal-do-Sangue. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

TRANSMISSÃO
A trasnmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes. No entanto, é necessário um contato íntimo e prolongado para a contaminação, como a convivência de familiares na mesma residência. Daí a importância do exame dos familiares do doente de hanseníase.

SINAIS E SINTOMAS
  • Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
  • Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
  • Áreas da pele aparentemente normais que tem alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
  • Caroços e placas em qualquer local do corpo;
  • Dimunição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

TRATAMENTO
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas Unidades de Saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia, devendo ser tomado todos os dias em casa e uma vez por mês no Serviço de Saúde

PREVENÇÃO
É importante que se divulgue junto a população os sinais e sintomas da doença e orientá-la a observar diariamente seu corpo (braços e mãos, pernas e pés, rosto, orelhas, nariz, costas e nádegas) procurando identificar alguma alteração, se positivo, procurar imediatamente um Serviço de Saúde. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da Vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

OBS: Somente o médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.

FONTE
  • Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Glossário de doenças: Tópicos de A - Z.
  • Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.
Por: 
Lilian Ramos Guimarães
Soraya Martines Siqueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário