quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VERÃO SEM DENGUE

O número de casos de dengue no Estado de São Paulo aumentou quase 2.000% de acordo com dados do Ministério da Saúde em novembro de 2010 foram registrados 201.312 mil ocorrências até o mês de Outubro de 2010, sendo que em todo o ano de 2009 foram 9.710. Dados da Secretaria apontam que 80% do total de casos registrados no primeiro semestre deste ano referem-se a 50 dos 645 municípios paulistas. A Secretaria Estadual de Saúde também informou que o número de casos de dengue no estado de São Paulo está diretamente ligado a maior incidência de chuvas em 2010, especialmente nos três primeiros meses do ano, aliado as temperaturas elevadas.

Aedes aegypti - (Foto: Genilton Vieira/IOC/Fiocruz)
O QUE É A DENGUE
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da Família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti infectado, existem duas formas da dengue se apresentar Dengue Clássica e Dengue Hemorrágica. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.


MODO DE TRANSMISSÃO
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do Mosquito Aedes aegypti  ou Aedes albopictus (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.
A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.
Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.
É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

SINAIS E SINTOMAS
Dengue Clássica: 
  • Febre;
  • Moleza;
  • Cansaço;
  • Dores no corpo (sobretudo nas articulações), nos olhos;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite e paladar;
  • Náuseas, tonturas e vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas.
Dengue Hemorrágica, os sintomas são os mesmos, mas a diferença é quando a febre acaba surgem os primeiros sinais de alerta, que são:
  • Dores abdominais fortes e contínuas ;
  • Vômitos persistentes;
  • Pele pálida, fria e úmida, às vezes com manchas vermelhas;
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
  • Sonolência, agitação e confusão mental;
  • Sede excessiva e boca seca;
  • Pulso rápido e fraco;
  • Dificuldade respiratória;
  • Perda de consciência;
Na Dengue Hemorrágica o quadro clínico se agrava muito rápido e pode levar a pessoa à morte em até 24 horas por insuficiência circulatória e choque. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. 

PREVENÇÃO
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.




DICA DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
A receita é prática e simples e não envolve uso de venenos ou inseticidas perigosos à saúde humana ou dos animais. A proliferação do mosquito da espécie Aedes aegypti, que transmite a doença, pode ser combatida colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, nos pratos dos xaxins, entre as folhas das plantas que acumulam água, como as bromélias e nos locais da casa em que a água se acumula e fica parada, como ralos. O único trabalho que você terá é colocar aquele pó úmido que resta depois do café ser coado. 
A descoberta que revelou que a borra de café combate com eficiência o Aedes aegypti é da cientista e bióloga Alessandra Laranja. Ela é pesquisadora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de São José do Rio Preto. Os testes realizados em laboratório comprovaram que a borra de café - que fica depositada no coador, é uma arma muito eficiente contra o mosquito transmissor da dengue. A borra depositada nos pratinhos e reservas de água de plantas impede que o mosquito transmissor da dengue ponha seus ovos. 
  • Para fazer a solução que pode ser aplicada em pratos, plantas ou até mesmo jardins e hortas que acumulem água você vai precisar de 2 colheres das de sopa de borra de café misturadas em meio copo de água. Depois de pronto você já pode começar a aplicar o conteúdo. Se precisar de mais, faça sempre na proporção indicada, ou seja, 2 colheres de borra de café para cada meio copo de água.
  • Outra receita com a borra de café é usá-la diretamente nos vasos, sem a diluição em água. Desta maneira você estará também adubando de forma ecológica as plantas. A diluição da borra de café vai acontecer naturalmente, na medida em que a planta for regada.
  • Não se esqueça que a borra de café pode ser aplicada também em outros locais da casa que acumulem água como, por exemplo, nos ralos e até mesmo na terra do jardim ou poças que se formam com a água da chuva.
 
FONTE
Por:
Soraya Martines Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário