segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CUIDADOS NO VERÃO


SOL FORTE, CLIMA QUENTE 
No verão a incidência de raios solares é mais forte e as pessoas costumam se expor mais ao sol. Por isso que nessa estação o corpo merece uma atenção redobrada, pois o sol em excesso pode causar danos, como, desidratação, envelhecimento da pele, promove rugas e manchas, queimaduras e até mesmo câncer de pele, além disso pode danificar os cabelos. 

INSOLAÇÃO

A pressa para pegar bronze no verão nem sempre dá certo. Tomar sol demais e deixar a pele desprotegida pode causar insolação.



O que é Insolação:

Acontece quando o organismo fica incapacitado de controlar sua temperatura. Quando a pessoa tem insolação, sua temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar. A temperatura corporal de uma pessoa com insolação pode subir até 41 graus, ou mais, em 10 a 15 minutos. Insolação pode causar morte ou incapacitação permanente se o tratamento de emergência não for providenciado.



Dias Nublados:

O cuidado também é essencial em dias nublados. Com as nuvens escondendo o sol intenso, o nível de radiação solar chega a 70% do normal. Isso significa que cuidar da pele e evitar o exagero têm de ser esforços diários.


O que pode acontecer quando a pessoa é submetida ao intenso calor:

Pessoas podem sofrer de problemas de saúde relacionados ao calor quando o sistema de controle de temperatura do corpo é sobrecarregado. O corpo geralmente se resfria com a transpiração. Porém, em algumas circunstâncias, somente a transpiração não é suficiente. Nesses casos, a temperatura corporal da pessoa pode subir rapidamente. Temperaturas corporais muito altas podem danificar o cérebro e outros órgãos vitais. Vários fatores afetam a capacidade do organismo de se resfriar durante o calor forte. Quando a umidade está alta o suor não evapora tão rápido, o que impede que o corpo libere calor mais rapidamente. Outras condições que podem limitar a capacidade de regular a temperatura incluem idade muito nova (0-4 anos), obesidade, febre, desidratação, doenças cardiacas, circulação ruim, queimaduras solares e uso de alguns remédios e álcool.

Sinais e Sintomas:

Os sinais de alerta de insolação variam, mas podem incluir:
  • Desidratação e queimadura da pele;
  • Temperatura corporal muito alta (acima de 39,5 graus);
  • Pulsação rápida e forte;
  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça latejante;
  • Tontura;
  • Náusea e vômitos;
  • Confusão;
  • Inconsciência.
OBS: Sem contar o envelhecimento precoce e o aumento em 25 vezes da chance de a pessoa desenvolver câncer de pele, no caso de haver queimadura.

O que fazer ao notar alguém com sinais de Insolação:

Caso perceba que alguém apresente sinais de Insolação, comunicar atendimento médico de emergência enquanto você resfrie a vítima. Fazendo o seguinte:
  • Leve a vítima de insolação para um lugar com sombra;
  • Resfrie a vítima rapidamente, através de qualquer método disponível. Por exemplo, coloque a pessoa numa banheira com água fria ou sob ducha gelada;
  • Monitore a temperatura corporal da pessoa e continue seus esforços para resfriá-la até que a temperatura chegue abaixo de 39 graus;
  • Se o atendimento médico de emergência demorar, ligue para os hospitais para receber mais instruções;
  • Não dê bebida alcoólica para a vítima;
  • Obtenha assistência médica o mais rápido possível.


Para prevenir danos a sua saúde, alguns cuidados devem ser tomados:


Cuidados com a pele no verão


Entre os raios solares que mais prejudicam a pele, o ultravioleta e o infravermelho estão entre os principais. Responsáveis pelo bronzeamento, os raios ultravioleta são mais intensos entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão). Os raios infravermelho, que também podem provocar insolação, são responsáveis pelo aumento da temperatura do dia, pelo calor.

O protetor solar é essencial na exposição ao sol, e se deve lembrar também de ficar ao sol nos horários certos. Essas precauçãoes evitam queimação na pele, ardência e até mesmo o câncer de pele. Mas é importante lembrar que os cuidados devem se estender para o resto do ano. O uso do Filtro Solar deve ser diário, com FPS (Fator de Proteção Solar) 30 para peles mais morenas e 45 para as peles mais claras, não esquecendo de passar nos pés e nas mãos. O recomendado é que o filtro seja aplicado a cada duas horas. Também é preciso prestar atenção ao tipo de pele, peles oleosas devem optar por filtros solares oil free ou gel, as peles secas em creme, e as mistas em emulsão.  

  
Hidratação perfeita para a pele
Para hidratar e cuidar mais da pele, lave-a sempre muito bem, e compre cremes com propriedades hidratantes, e passe-as no rosto, já no resto do corpo passe óleo de amêndoas e deixe sua pele saudável e limpa. Lembrando que como a pele tende a ficar ressecada quando exposta ao sol, os banhos quentes prolongados devem ser evitados.



Durante o clima quente é necessário adquirir uma boa alimentação como, comer verduras e legumes, aumentar a ingesta líquida, repondo os sais minerais independente do nível de atividade, ingerindo mais líquidos do que sua sede sinalizar, isso pode deixar sua pele bem macia e hidratada;
Ao praticar exercícios vigorosos no calor, beber 2 a 4 copos de fluidos gelados a cada hora;
Evitar bebidas alcoólicas porque elas o farão perder mais líquidos;
Usar roupas apropriadas, usar protetor solar, evitar realizar atividades rigorosas no calor, procurar ficar fora do ar livre quente e escolher as atividades ao ar livre com cuidado.



Cuidados com os cabelos no período do verão
O sol de certa forma acaba danificando os cabelos, deixando-os ressecados, com pontas duplas e opacas.  Para proteger seus fios sigam algumas dicas: use sempre boné, chapéu ou lenços; use produtos com FPS (Fator de Proteção Solar); faça uma hidratação nos cabelos diariamente; passe sempre creme nos fios e não fique em ambientes que a faça transpirar muito. Procure não deixar o cabelo muito exposto ao sol, pois mesmo com todos os cuidados o seu cabelo não irá resistir.  


Depois de se expor ao sol é recomendável os produtos pós-sol e hidratantes que dão frescor e, além disso, evita o ressecamento e a descamação da pele.  Em caso de queimaduras use loções calmantes que diminuem a sensação de dor. Produtos muitos gordurosos, agressivos ou os que contêm álccol devem ser evitados.


No verão a temperatura é muito elevada , e isso faz com que muitas pessoas que querem ficar com mais saúde fazer exercícios físicos, a prática inadequada de exercícios físicos podem gerar consequências graves. Então aqui vai algumas dicas para praticar exercícios no verão sem problema algum: primeiramente, evite fazer exercícios quando acabar de comer, e de preferência nada de ficar muito exposto ao sol mais forte, procure ir a praia por exemplo de manhanzinha ou a tardezinha; não exagere, respeite seus limites. De preferência procure um médico, ele vai poder lhe explicar melhor a quantidade de exercicíos que você poderá fazer por dia.  



ASSISTA O VÍDEO: CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO




FONTE:


Por:
Juliane Garcia Ferreira

Lilian Ramos Guimarães Nunes

Soraya Martines Siqueira







Nenhum comentário:

Postar um comentário