sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O QUE VC PRECISA SABER SOBRE A AIDS


FIQUE ATENTO MONITOR APE, EDUCADORES PROFISSIONAIS E UNIVERSITÁRIOS
Dia 1 de Dezembro: Dia mundial de combate a AIDS

          É importante a mobilização a partir do dia 26 de Novembro sobre esse assunto, seja por orientação, palestra, vídeo, folders, o importante é alertar e prevenir toda a comunidade do PEF sobre a AIDS.
FAÇAM SUA PARTE !!!!!!!!!!!!!

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

O que voce deve saber sobre a AIDS?

O que é HIV

Causador da aids, HIV significa vírus da imunodeficiência humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico.Saiba mais

O que é aids

Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana. A aids se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.Saiba mais

Como se pega o HIV?

• Fazendo sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);
• Compartilhando agulhas e
seringas contaminadas;
• Da mãe para o bebê durante a
gravidez, na hora do parto e/ou amamentação.Saiba mais

É possível viver bem com a aids

Atualmente, existem os medicamentos antirretrovirais - coquetéis antiaids que aumentam a sobrevida dos soropositivos. É fundamental seguir todas as recomendações médicas e tomar o medicamento conforme a prescrição. É o que os médicos chamam de adesão, ou seja, aderir ao tratamento. Há, também, outras atitudes que oferecem qualidade de vida, como praticar exercícios e ter uma alimentação equilibrada. Quem tem HIV namora, beija na boca e transa, assim como todo mundo. Mas não se esqueça de usar camisinha sempre.Saiba mais

Como sei se tenho HIV?

Basta fazer um dos testes existentes para diagnosticar a doença. Eles são gratuitos e seu resultado é seguro e sigiloso. É realizado a partir da coleta de sangue. Se der negativo, a pessoa não foi infectada pelo vírus. Mas os pacientes que tiverem o resultado positivo devem fazer acompanhamento médico.Saiba mais

Como é o tratamento?

O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. A pessoa só vai começar a tomar os medicamentos antirretrovirais quando exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível. A medicação diminui a multiplicação do HIV no corpo, recupera as defesas do organismo e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida do soropositivo. Para que o tratamento dê certo, o soropositivo não pode se esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los. O vírus pode criar resistência e, com isso, as opções de medicamentos diminuem. A adesão ao tratamento é fundamental para a qualidade de vida.
Mesmo em tratamento, a pessoa com aids pode e deve levar uma vida normal, sem abandonar a sua vida afetiva e social. Ela deve trabalhar, namorar, beijar na boca, transar (com camisinha), passear, se divertir e fazer amigos. E, lembre-se, o tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é um direito de todos.Saiba mais

Que outros cuidados são necessários?

Usar camisinha em todas as relações sexuais evita a reinfecção por vírus já resistente aos medicamentos. E a reinfecção traz complicações sérias para a saúde. Além disso, a camisinha protege de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), como hepatite e sífilis. O soropositivo precisa ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas. Isso previne complicações futuras e melhora as defesas do organismo.
Saiba mais

Onde buscar apoio?

Serviços de Saúde
Os
Serviços de Atenção Especializada (SAE) são os locais mais indicados para obter as informações sobre HIV e aids, sua condição de saúde, o tratamento e os novos cuidados necessários. Encontre o SAE mais próximo de sua casa.
• Você tem o direito de
tirar todas as dúvidas. Não volte para casa com preocupações.
• Sempre converse com um profissional, quando perceber alterações das suas condições de saúde.
• Procure não faltar às consultas. Se estiver tomando medicação, lembre de sempre
tomá-la corretamente.
• Não tome
medicamentos sem orientação, nem mesmo os mais comuns ou os remédios naturais.
Família e amigos

Busque apoio da sua família e dos amigos. Identifique aqueles em que você mais confia para conversar sobre sua nova condição. Não se isole.
Grupos de apoio
Procure conversar e trocar informações com outras pessoas que vivem e convivem com HIV e aids. É uma boa forma de aprender com as experiências dos outros e, principalmente, de fazer novos amigos.

Direitos do soropositivo

Atendimento, tratamento e medicamento gratuitos
O Sistema Único de Saúde garante o tratamento, o acesso aos medicamentos e a realização dos exames médicos necessários ao diagnóstico a todos os residentes no Brasil.

Sigilo sobre a sua condição sorológica
Em respeito à intimidade e à privacidade, nenhuma pessoa pode divulgar quem tem HIV/aids sem prévia autorização, mesmo os profissionais de saúde.

Queda da obrigatoriedade do exame de aids no teste admissional
As empresas não podem mais obrigar um profissional a fazer o teste de detecção de aids ao começar em um novo emprego.

Permanecer no trabalho
Nenhum empregador pode demitir o empregado apenas por ter HIV. A demissão por discriminação pode gerar ação trabalhista para que o trabalhador seja reintegrado. Se, além disso, a demissão for constrangedora, o trabalhador pode requerer indenização por danos morais.

Valores do PIS/PASEP e FGTS
O soropositivo tem o direito de efetuar o levantamento do FGTS e do PIS/PASEP, independentemente de rescisão contratual ou de comunicação à empresa.

Benefício de prestação continuada
Toda pessoa com aids que esteja incapacitada para o trabalho e com renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo Governo Federal.

Isenção do pagamento de IR
Portadores de doenças crônicas, inclusive a aids, têm direito à isenção do pagamento de imposto de renda, quando receber proventos de aposentadoria, reforma por acidente em serviço e pensão.

Ninguém deve sofrer discriminação por viver com HIV/aids

Caso isso aconteça, recomenda-se ir à delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência ou ir à defensoria pública ou outro órgão de proteção de direitos, como a OAB, por exemplo.

 

         


Essa Ação é o foco principal da campanha!Saiba mais e participe ....

Faça o teste

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

Por que você deve fazer o teste?

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.

Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

  
O teste de aids é gratuito, sigiloso e um direito seu!
 
 Quando fazer o teste
    
 O teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

SITUAÇÕES DE RISCO
O HIV pode ser transmitido:

• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
• Por transfusão de sangue.


Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção!

Como fazer o teste

          O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.  

Os testes rápidos

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o aconselhamento. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo, principalmente pela agilidade e praticidade.


Não deixe de pegar seu resultado.
Se der negativo...
Se cuide, use sempre camisinha.


E se der positivo?
Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.  
 

Onde fazer o teste

       Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente. Os laboratórios da rede particular também realizam. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que são unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.

Onde fazer o teste

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
.


Laço vermelho em todas as cidades do país

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estão promovendo mobilização para que os 5.565 municípios participem da Campanha do Laço Vermelho 2011. A iniciativa foi idealizada pela Unaids que em conjunto com municípios e governo federal enviaram às prefeituras cartas lembrando que em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A proposta é que todos os prefeitos e prefeitas instalem um laço vermelho, símbolo da data, em um marco de referência de sua cidade. E sugerem, ainda, que sejam realizados eventos locais para marcar a data. Os municípios também são convidados a compartilhar os resultados divulgados pela mídia da ação realizada em cada cidade e receberão certificados de participação. Fotos, notícias de jornais e clippings sobre os eventos devem ser enviados para o escritório do Unaids no Brasil, no e-mail imprensaunaidsbrazil@unaids.org.
A Prefeitura de Alagoa (MG) saiu na frente e já oficializou a participação do município na Campanha do Laço Vermelho. No ano passado Alagoa também foi a primeira cidade do país a ingressar na Campanha. De 25 de novembro a 05 de dezembro, laços vermelhos serão fixados em pontos estratégicos da cidade e ações de conscientização serão desenvolvidas pela equipe da prefeitura com jovens e adolescentes na Escola Estadual Maria do Carmo Lima Pinto no dia 1º de Dezembro.
O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

Notícias

25/10/2010 - 10:22
A quantidade de testes rápidos distribuídos aos estados subiu de 680 mil para 2,6 milhões. Os tradicionais também aumentaram de 3,96 milhões para 4,93 milhões
06/10/2010 - 00:00
Como a maioria dos profissionais já possuem algum conhecimento na área, o treinamento será focado na atualização de informações sobre o teste rápido do HIV
31/08/2010 - 00:00
A adesão ao tratamento incentiva a ingestão adequada de medicamentos e envolve também ações de prevenção e melhoria da qualidade de vida. É, também, uma das principais medidas para o enfrentamento da aids no Brasil
13/08/2010 - 00:00
O fato de ter o HIV, não necessariamente significa que a pessoa esteja inapta para o trabalho. Pelo contrário, o trabalho pode trazer mais qualidade de vida ao paciente com HIV e aids
19/07/2010 - 00:00
Mais de 5 milhões de exames para detectar o vírus da aids foram realizados em 2009
23/04/2010 - 00:00
Uma unidade móvel de saúde estará em pontos de concentração desse público para realizar teste rápido anti-HIV à noite. No trailer, vão ocorrer atividades de prevenção e aconselhamento, além do exame
05/04/2010 - 12:07
Será disponibilizado, no total, R$ 1,2 milhão para as organizações da sociedade civil que tiverem seus projetos aprovados. Este ano, serão contempladas também propostas que visem ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico das hepatites
05/02/2010 - 14:02
O Ministério da Saúde reafirma que o estímulo ao diagnóstico precoce da é uma prioridade na política nacional de enfrentamento da epidemia do HIV/aids
08/01/2010 - 11:12
Cerimônia acontece nesta sexta-feira (8/1), às 15h, na sede do Grupo Arco-Iris e contará com a presença de autoridades e representantes de movimentos sociais
22/11/2009 - 23:00
Documento reforça a necessidade de os países da região qualificarem o acompanhamento no pré-natal, com o objetivo de diagnosticar e tratar as mulheres positivas para as duas doenças
22/10/2009 - 15:00
A Igreja Católica irá sensibilizar os fiéis sobre a importância da testagem para aids na população geral e para sífilis entre as gestantes
16/10/2009 - 14:54
Começam a valer a partir do dia 16 de outubro novas normas para a realização dos testes anti-HIV
18/09/2009 - 15:47
Ação integra Caravana em Defesa do SUS e tem como tema “Todos em Defesa do SUS”
16/07/2009 - 16:49
CTA amplia horário de atendimento durante dez dias para atender população
01/07/2009 - 10:50
No posto montado dia 30 de junho em Laranjeiras (SE), não se detectou nenhum caso positivo
26/06/2009 - 11:08
Os eventos contam com o apoio do Ministério da Saúde. Algumas cidades oferecem testes por ação local
26/06/2009 - 11:05
Ações ocorrem entre os dias 26 e 28 de junho. Quem receber resultado positivo será encaminhado para atendimento
26/06/2009 - 11:00
Estande do Fique Sabendo fica montado em um dos maiores arraiais da cidade
26/06/2009 - 10:52
Em nove dias, foram realizados 1,1 mil exames na Parada Gay e na Feira da Diversidade
08/06/2009 - 16:18
Programas Estadual e Municipal de DST/Aids realizarão ações de prevenção e promoção à cidadania e distribuirá um milhão de preservativos
04/06/2009 - 10:16
Durante o mês de junho serão oferecidos 950 testes rápidos de HIV para profissionais do sexo e travestis
29/05/2009 - 09:55
A ação no Tocantins oferece 400 testes rápidos de HIV
30/03/2009 - 17:55
A ex-jogadora aderiu à campanha Fique Sabendo
26/01/2009 - 11:58
Pré-Cajú une carnaval e prevenção e dá visibilidade ao teste de aids
20/01/2009 - 09:26
Mobilização para testagem de aids reúne famosos no São Paulo Fashion Week
19/01/2009 - 09:25
Na SP Fashion Week, visitantes fazem teste rápido anti-HIV
15/12/2008 - 09:12
Interesse por testagem anti-HIV na Fiocruz supera expectativa
06/11/2008 - 18:01
A Caravana da UNE passou pelo Estado
24/09/2008 - 17:56
Em Campanha do Fique Sabendo foram realizados 2.646 testes
23/09/2008 - 10:12
As ligações em busca de informações sobre o teste aumentou entre pessoas com mais de 50 anos


Por: Juliane Garcia Ferreira
          Lilian Ramos Guimarães
         Soraya Martines Siqueira

         O FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids. Fazer o teste de aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário