segunda-feira, 14 de maio de 2012

Doenças Oftalmológicas mais comuns



Os olhos precisam de cuidados específicos todos os dias para se manterem saudáveis. Para proteger sua visão, diminuir a chance de desenvolver ou agravar problemas oculares, segue as seguintes orientações:


  • Procure um oftalmologista regularmente para fazer exames da visão;
  • Controle problemas crônicos de saúde como diabetes e hipertensão;
  • Fique atento a sinais como: visão subitamente nebulosa ou embaçada, clarões ou pontos negros, auréolas ou arco íris em torno das luzes, perda repentina da visão, que podem indicar sérios problemas, como derrame e glaucoma;
  • Use óculos de sol se possível com lentes bloqueadoras de ultravioleta, a fim de proteger seus olhos do sol;
  • Consuma alimentos que contenham vitamina A e betacaroteno (cenoura, inhame, melão);
  • Use lentes adequadas a sua necessidade específica, evitando colocar óculos de outras pessoas;
  • Use iluminação adequada para leituras e estudos;
  • Se a visão estiver comprometida use lupa e leia livros com letras grandes.
Fique Atento
Quase todas as pessoas sofrem mudanças nos olhos com o avanço da idade. O envelhecimento também aumenta o risco de problemas oftalmológicos mais sérios. Algumas doenças não podem ser evitadas, mas podem ser retardadas ou estabilizadas com uso de medicação ou através de cirurgias.

Problemas oftalmológicos mais comuns
Olhos ressecados: Provocam sensação de calor, irritação e de presença de areia nos olhos, além de leve vermelhidão. A condição de olhos secos costumam afetar os dois olhos especialmente em mulheres após a menopausa. Medicamentos como remédios para dormir, anti-histamínicos e algumas drogas contra a hipertensão podem causar ou piorar o ressecamento dos olhos.


Espasmos das pálpebras: A pálpebra parece ter vida própria, tremendo ao acaso. A palpitação involuntária do músculo da pálpebra costuma durar menos de um minuto. A causa é desconhecida, mas algumas pessoas dizem que o espasmo indolor surge devida a tensão nervosa e ao cansaço. Raramente pode ser um sintoma de doença nervosa ou muscular. Este espasmo costuma ser inofensivo e não requer tratamento. 
Dica: Uma leve massagem na pálpebra pode ajudar a aliviar o incômodo.

Conjuntivite: A infecção provoca em um ou ambos os olhos, vermelhidão, coceira, embaçamento visual e aumento da sensibilidade a luz. Além disso, surge a sensação de olhos arenosos e supuração (saída de pús) que formam uma "casca" no local durante o sono.
A conjuntivite é uma doença bacteriana ou viral que causa inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o interior das pálpebras e parte do globo ocular. Costuma ser inofensiva à visão, entretanto, como pode ser altamente contagiosa, deve ser diagnosticada e logo tratada, ocasionalmente causa complicações visuais. Tanto a conjuntivite bacteriana como a viral são comuns em crianças e também afetam os adultos.
A conjuntivite alérgica afeta os dois olhos e é induzida por um alérgeno (como o polén) e não por uma infecção. Além de muita coceira, lacrimejamento e inflamação nos olhos pode haver também coceira, espirros, corrimento nasal.

Prevenção da Conjuntivite
  • Não coloque as mão nos olhos;
  • Lave as mão com frequência;
  • Mude as toalhas diariamente e não compartilhe-as;
  • Use as roupas uma só vez antes de lavá-las;
  • Troque a fronha do travesseiro todas as noites;
  • Desfaça-se dos cosméticos para os olhos, especialmente o rímel após alguns meses de uso;
  • Não use cosméticos de olhos, lenços ou outros itens pessoais alheios.
Terçol: É um abscesso vermelho, doloroso, localizado na borda da pálpebra. Costuma ser causada por uma infecção nos folículos dos cílios. Os terçóis geralmente se enchem de pús e depois de aproximadamente uma semana são rompidos. Se a infecção for persistente o médico pode receitar uma pomada antibiótica.
Cuidado: Coloque uma compressa limpa, morna quatro vezes ao dia durante dez minutos para aliviar a dor e apressar o amadurecimento do terçol. Deixe que se rompe por si próprio e lave bem os olhos.

Catarata: é uma opacidade do cristalino do olho, normalmente transparente que prejudica a visão. Algumas condições podem acarretar seu aparecimento, como contato com os raios ultravioleta ao longo do ano, diabetes, visão ocular anterior, disposição a raio x e uso prolongados de corticoides.
Cuidado: Reduza a exposição a luz intensa, use óculos escuros com proteção UV e providencie iluminação adequada.

Glaucoma: envolve o dano ao nervo óptico causado por maior pressão no interior do globo ocular. A pressão aumenta quando pequenos poros que normalmente permitem a drenagem de líquido do interior do olho ficam obstruídos. O nervo óptico danificado provoca uma lenta diminuição da visão periférica. Sem tratamento, o glaucoma pode levar a cegueira.
Cuidados: Como os primeiros sintomas podem ser sutis, é importante a realização de frequentes exames de visão. Se for diagnosticado precocemente, o glaucoma crônico pode ser tratado com colírio, medicamentos orais ou cirurgias. Se você tiver sintomas como forte dor de cabeça, dor nos olhos ou na altura da sobrancelha, enjoos, visão embaçada ou enxergar arco íris em volta das luzes a noite faça uma avaliação imediata. O tratamento pode exigir cirurgia a laser de emergência.



Equipe Médica Admix            

Por: Lilian Ramos Guimarães Nunes
       Soraya Maria Martines Siqueira                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário