domingo, 18 de setembro de 2011

TEMPORADA "BRANCA DE FOME E OS SETE ANÕES"- PROMOVENDO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

       
          O  Clássico Branca de Neve e os sete anões a gerações encanta e vislumbra milhares de pessoas. Baseado neste clássico as monitoras apresentaram em algumas unidades escolares do PEF um teatro dirigido e escrito pelas mesmas, uma peça readaptada que foca a história da princesa e seu vínculo com a Madrasta e o Espelho Mágico, a peça de teatro chama-se " Branca de Fome e os Sete Anões " e retrata aspectos voltadas a alimentação inadequada e problemas de saúde que o mal hábito pode ocasionar. Uma didática e engraçada história que proporciona as crianças e ao adultos viajar no Mundo dos Contos de Fadas!Com muita Saúde!!!!

  Veja abaixo as Unidades Escolares onde a peça foi apresentada:

            No dia 04 de Setembro junto de toda a equipe do Programa Escola da Família, na Unidade Escolar do P.E.F. E.E. Professora Neusa Maria Marana Feijão, foi apresentada a peça, onde contamos com a ajuda de toda a equipe para desenvolvimento da Ação. O teatro foi apresentado no período da tarde para crianças, adultos e idosos que estavam nas dependências da escola.

Narradora Soraya inicia o teatro
Madrasta criando uma Poção para destruir a bela

Branca de Fome muito doente devido a má limentação
Branca de Fome em visita ao Espelho

Equipe de Teatro, espelho Mauricio universitário do PEF
        
        
           No dia 17 de Setembro junto de toda a equipe do Programa Escola da Família, na Unidade Escolar do P.E.F. E.E. Professora Reiko Uemura Tsnuwaka, foi apresentada a peça, onde contamos com a ajuda de toda a equipe para desenvolvimento da Ação. O teatro foi apresentado no período da tarde para crianças, adultos e idosos que estavam nas dependências da escola.

Inicio do Teatro, narrado pela Monitora Juliane

Juliane( Narradora), Soraya (Branca de fome) e Lilian (Madrasta)


Monitora Soraya, protagoniza a peça

Monitoras e parte da Equipe PEF da U.E.
                                                           
          No dia 18 de Setembro junto de toda a equipe do Programa Escola da Família, na Unidade Escolar do P.E.F. E.E. Professor Benito Martinelli, foi apresentada a peça, onde contamos com a ajuda de toda a equipe para desenvolvimento da Ação. O teatro foi apresentado no período da tarde para crianças, adultos e idosos que estavam nas dependências da escola.

" Espelho, Espelho meu, existe alguém mais bela do que eu???"
                                                   
Branca de Fome tentando descobrir com auxilio das crianças qual o alimento poderoso

Público atento ao Teatro
                                                      
   Segue abaixo orientações e a História resumida da readaptação do Conto:

Atores: 4 ( Contador, Madrasta, Branca de Fome, Espelho)
Figurino: Rainha (coroa, vestido longo preto, maquiagem escura); Princesa ( saia amarela, blusa azul, faiza cabelo vermelho) espelho ( 1 espelho), contador (Livre)
Objetos necessários : espelho, frutas e legumes diversos, mala de viagens, caldeirão, colher de madeira grande, livro de magias, frasco para poção, vassoura

"Era uma vez em um reino muito distante, uma malvada Rainha que sempre, desejou ser a mais bela de todas, certa vz resolveu perguntar ao espelho mágico: -Espelho espelho meu, existe alguém mais Bela do que eu? E o espelho respondeu: -Ó minha rainha existe sim bem próximo daqui em uma casa simples, uma linda moça que mora com 7 anõezinhos, ela é a mais linda de todas(..)A Rainha indignada se queixou do que o espelho disse e com muita raiva perguntou: -Não é possivel, algum defeito essa moça deve ter (...)E o espelho muito sábio respondeu: -Ela tem sim, qaundo tem fome fica tão branca, tão branca e por isso recebe esse nome, ela é saúdavel e come alimentos corretamente respeita a pirâmide alimentar e tem uma saúde impecável, não pode ficar sem alimentos saudaveis senão morre. Assim a Rainha resolveu fazer uma poção :- J´´a sei irei mata-la com essa poção, dez porções de gordura de porco, 6 porçoes frituras, 5 porçoes de muiiiitooo chocolate (...) Cabumm receita pronta. -Agora espelho irei viajar para Comilândia, e voce esta encarregado de convida-la para um café e irá dar esa poção pra ela beber hahahahaha. Mas a Malvada ressaltou: -existe um problema mas ela jamais irá descobrir, nessa poção fiz magia pra tirar o desejo dela comer alimentos saudaveis, tirei tudo da casa dela e eles estão aqui, se ela comer "o alimento sagrado", ela volta a ficar bem e eu me transformo em uma vassoura, mais isso jamais irá acontecer por ela é muito boazinha, ah estopu levando meu livro, ela jamais ira descobrir hahahahahaha. E assim a Malvada vai viajar. O espelho que apesar de bom, sempre obedeceu as ordens da Rainha convida a Bela via Sedex para um Café,  a bele muito bondosa e curiosa vai até o Castelo. -Olá espelho que honra me convidar para um café.- E o espelho então oferece a poção a bela dizendo que é um suco delicioso. -Oh espelho estou me sentindo mal e com muita vontade de comer porcarias (...) Assim a Bela começa acomer porcarias. Volta pra casa e só come besteiras, começa a ficar com anemia, tirar notas péssimas na escola, dentes cariados e sujos, fraca, fraca ....(Conforme o narrador fala a protagonista pode simular as situações e falar tambem, outros danos devido a má alimentação podem ser citados). O espelho com muita pena da bela que estava quase morta resolve ajuda-la e manda outro sedex chamando-a até o castelo, resolve então contar a verdade e fala sobre o alimento sagrado. Assim branca de fome tenta descobrir qual é (montar caixa com aliementos saudaveis e a protagonista fala de cada beneficio e experimenta cada um deles, o alimento sagrado na nossa peça é a maça e antes de provar cada um ela deve falar do alimento) A Bela descobre que o alimento é a maça e neste momento a rainha chega de viagem e se transforma numa vassoura. E os anões, o espelho e a Bela vivem felizes pra sempre no castelo"
                                                                                          Fim


Por: Juliane Garcia
       Lilian Ramos Guimarães
       Soraya Martines Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário