domingo, 28 de agosto de 2011

PALESTRA "PUBERDADE E A SEXUALIDADE DO JOVEM" REALIZADA PELAS MONITORAS APE

          A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Apesar da necessária identificação com o grupo, para que nos reconheçamos no outro, todos nós temos as nossas individualidades que devem ser respeitadas.  Devemos refletir que nossas atitudes refletem nossa história pessoal de educação sexual, repleta de valores e concepções. Parece arriscado assumir comportamentos apenas para seguir os padrões, por considera-los certos, sem refletir sobre eles. Seria melhor se vivêssemos de acordo com nossos valores, mas sempre tendo consciência das responsabilidades das escolhas que fazemos, não só durante a juventude, mas ao longo de toda a vida. 
             Escolher por quais caminhos seguir e que decisões tomar é difícil em qualquer fase da vida.  Durante a juventude tomar decisões e fazer escolhas são grandes tormentos, gerando dúvidas e conflitos. Quando o assunto é a sexualidade as dúvidas parecem ser ainda maiores.O comportamento do jovem mudou nos últimos anos, a sexualidade é vista de maneira bastante banalizada, assim como também os relacionamentos afetivos. A aparente liberdade gera conflito, principalmente entre os jovens que estão vivendo um momento de transição entre a adolescência e a vida adulta. Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. 
         Baseado nisto, foi realizado no dia 27 de Agosto de 2011 uma palestra sobre Puberdade e Sexualidade do Jovem na E.E. Castro Alves, em Vera Cruz. Os temas abordados foram Puberdade; Aparelho Reprodutor; Gravidez Não Planejada; Dst's/Aids; Métodos contraceptivos e a Sexualidade comportamental. A ação contou com a colaboração do Educador Profissional André. As monitoras realizaram varias oficinas com destaque para "Vale Sonhar ".

Monitoras durante a palestra " Puberdade e a Sexualidade do Jovem"


Dinâmica  para conhecimento do Aparelho Reprodutor Feminino

Educador André, que participou da oficina "Vale Sonhar"
Por: Juliane Garcia
       Lilian Ramos Guimarães
       Soraya Martines Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário