domingo, 5 de junho de 2011

VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE !!!

 
 
5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

         O Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora todo dia 5 de junho de cada ano, foi criado para aumentar a sensibilidade mundial sobre o meio ambiente e promover a atenção e ação política a respeito. A idéia é dar-lhe uma cara humana aos temas ambientais, motivar que as pessoas se convertam em agentes ativos do desenvolvimento sustentável e equitativo, promover o papel fundamental das comunidades na mudança de atitude sobre temas ambientais, e melhorar a cooperação, a qual garantirá que todas as nações e pessoas desfrutem de um futuro mais próspero e seguro. É importante lembrar que não só no dia 5 se deve trabalhar o tema! Cuidar do Planeta é dever de todos nós!

COMO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE


Algumas idéias uteis que as monitoras utilizam nas escolas:

  • Palestras com pessoas especialistas no tema: Policia florestal, educadores universitários com graduação em Agronomia ...
  • Teatros com utilização de fantoches
  • Plantio e estimulo a unidade escolar no plantio de arvores
  • Vídeos que mostram o quanto é importante cuidar do planeta ....

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar o dia 5 de Junho e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água
·         Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
·         Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
·         Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.
Energia
·         Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
·         Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
·         Ar condicionado - utilize com moderação!
·         Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
·         Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.
Lixo
Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.
Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!
 
O EFEITO ESTUFA

         O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global  estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas.Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida.
planeta
O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.

efeito estufa

        Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta. Com o aumento da utilização de combustíveis fósseis (Carvão, Petróleo e Gás Natural) a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nos últimos cem anos. Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado (é nas plantas que o dióxido de carbono, através da fotossíntese, forma oxigênio e carbono, que é utilizado pela própria planta) o dióxido de carbono começará a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotes polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta. 



Por: Juliane garcia Ferreira
       Lilian ramos Guimarães
       Soraya Martines Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário