segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

APE CONTRA O CÂNCER


O Câncer é uma doença onde ocorre o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores  ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.


CAUSAS

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo.As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos. O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer.

Existem fatores de risco que podem aumentar as chances de um individuos adquirir câncer, sendo eles:

  • Tabagismo
  • Hábitos alimentares
  • Alcoolismo
  • Hábitos Sexuais
  • Medicamentos
  • Fatores ocupacionais
  • Radiação Solar


DADOS ESTATÍSTICOS

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil,  os tipos de  câncer que mais matam são o de pele, e o câncer de mama. Outros tipos que ganham destaque são: de colo de útero, próstata, cólon, pulmão, traquéia, brônquios, reto, no sangue e estômago.


10 DICAS PARA SE PROTEGER DO CÂNCER

  1. Pare de fumar. Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
  2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
  3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque. 
  4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do cancêr de próstata.  Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de cacêr de próstata a partir dos 45 anos.
  5. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
  6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico de mama anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
  7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
  8. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.
  9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.


* É Importante que, em casos suspeitos onde houver qualquer alteração, ou se tiver qualquer fator de risco como citado acima, procurar a UBS mais próxima e agendar uma consulta; uma qualidade de vida tambem é funadamental; uma dica é que a cada 6 meses todos devem realizar um check up com o um médico. Já que diagnosticar precocemente implica no melhor proagnóstico! O apoio ao doente é concerteza um dos sucessos do Tratamento. Uma luta muitas vezes dificil, mas que com otimismo é sinonimo de Vitória!


Para mais informações acesse o portal do INCA ( Instituto Nacional de Câncer):
http://www2.inca.gov.br/


Por:
Juliane Garcia Ferreira
Lilian Ramos Guimarães
Soraya Martines Siqueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário