terça-feira, 31 de maio de 2011

MONITORAS EM PARCERIA COM UBSs CONSEGUEM REALIZAR CAMPANHAS DE VACINAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS ESCOLARES DO P.E.F.

Equipe UBS Costa e Silva, Educador Alessandro e Monitoras APE
 
Segundo o Ministério da Saúde (2011) a maneira mais eficaz de se prevenir contra diversas doenças e garantir a promoção da saúde é a vacinação. Ao se vacinar a pessoa passa a ter proteção e torna-se imunizada. No Brasil o órgão responsável pela vacinação da comunidade é o Programa Nacional de Imunização, além desse programa é dever da Unidade Básica de Saúde e dos Profissionais de Saúde trabalhar na estimulação a vacinação.
As vacinas atuais reconhecidas pela OMS passam por critérios de avaliação e são aprovadas por não apresentarem riscos graves a saúde, além do mais os benefícios atingidos com a vacinação superam de longe os malefícios de suas reações adversas que são geralmente leves, de curta duração e facilmente contornadas. A vacinação impede anualmente a morte de cerca de 3 milhões de pessoas no mundo, reduz a velocidade de disseminação da doença, protege as pessoas contra a dor, sofrimento e a incapacitação permanente, diminui o uso de medicamentos além de gerar economia.
 No mês de Abril e Maio foi realizada em todo o Brasil a Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza. De acordo com a Secretaria de Saúde de Marília as metas de vacinação ficaram abaixo da expectativa, assim as monitoras do APE tiveram a iniciativa de buscar a parceria com a UBS Costa e Silva e UBS São Miguel, onde montaram alguns pólos de vacinação no ambiente escolar, com o objetivo de contribuir nesta missão de atingir as metas e promover a saúde.
A Campanha foi realizada nos dias 14 de maio na E.E. José Alfredo de Almeida (UBS Costa e Silva, que disponibilizou a Enfermeira Alessandra Karan Barbosa Khalil para a vacinação e a Dentista Fernanda Daun Fadel que realizou uma avaliação para o diagnóstico precoce de Câncer Bucal) e 21 de maio na E.E. Doutor Lourenço de Almeida Senne (UBS São Miguel que disponibilizou a Enfermeira Sonia Shimojô). Os recursos utilizados foram jornal (Diário de Marília) para a divulgação da ação, cartazes, convites entregue nas casas próximo as escolas, kit de vacinação e kit odontológico. 
 Os monitores APE devem buscar a pareceria com postos de saúde para estoimulo as campanhas de vacinação, assim trabalhma em prol da promoção da saúde e em beneficio da sociedade !

Por: Juliane Garcia
       Lilian Ramos Guimarães
       Soraya Martines Siqueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário