segunda-feira, 21 de março de 2011

Tuberculose

A Tuberculose é um problema mundial de saúde pública, e as taxas de mortalidade e morbidade continuam crescentes. A Tuberculose está intimamente associada com a pobreza, a desnutrição, o aglomerado de pessoas, habitação precária e inadequado cuidado de saúde. Em 1.985 o número de casos de Tuberculose aumentou. Essa alteração foi atribuida a vários fatores, como: a imigração aumentada, a epidemia de HIV, as espécies de Tuberculose multifármaco-resistentes, o aumento da população sem-teto, a diminuição do interesse e da detecção pelos profissionais da saúde e o inadequado financiamento do sistema de saúde pública americano.

O que é a Tuberculose
A Tuberculose (TB) é uma doença infeccciosa que atinge principalmente os pulmões. Ela também pode ser transmitida para outra parte do corpo, incluindo as meninges, rins, ossos e linfonodos. O micróbio responsável pela TB é a Mycobacterium tuberculosis, mas popularmente, é chamada de Bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor (Robert Koch).

Modo de Transmissão
A TB dissemina-se de pessoa a possoa por transmissão aérea. Uma pessoa infectada produz aerossóis (geralmente partículas de 1 a 5 de diâmetro) através da fala, tosse, espirro, gargalhadas ou canto. As grandes gotículas assentam no solo; as gotículas menores permacem suspensas no ar e são inaladas pela pessoa susceptível.

Período de Incubação
A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local do pulmão. Em aproximadamente 4 semanas, uma pequena inflamação ocorrerá na zona de implantação. Não é ainda uma doença, é primeiro contato do germe com o organismo. O período que a doença pode se desenvolver são nos dois primeiros anos em que a pessoa foi infectada.

Período de Transmissibilidade
A maior fonte de transmissão da infecção tuberculose é o doente com TB no pulmão, que elimina muitos bacilos pela tosse (doente bacilífero) . O risco de adoecer é maior nos dois primeiros anos após o contágio.
Quando a TB se encontra em outras partes do corpo não tem perigo de transmitir a doença para outras pessoas, porém quando estiver nos pulmões deve-se tomar muito cuidado porque os bacilos de Koch são eliminados na secreção pulmonar.

Sinais e Sintomas


  • Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro;
  • Presença de sangue no escarro ou tosse com sangue puro;
  • Febre;
  • Suor excessivo à noite;
  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Dores no peito e nas costas.

Exames a serem feitos para o Diagnóstico
Se há suspeita de TB, podem ser feitos os seguintes exames:
  • Baciloscopia do escarro (também chamada de pesquisa de BAAR, isto é, bacilos alcool-ácido resistentes);
  • Cultura de escarro;
  • Raio X de tórax;
  • Teste tuberculínico com PPD (o PPD é uma subtância extraída de proteínas do bacilo de Kock, que é injetada na pele. Se o organismo já foi infectado pelo bacilo, isto é, se já o conhece, ele irá reagir, determinando que o local da injeção fique vermelho e entumescido. Isso não quer dizer que a pessoa esteja doente, mas somente que seu organismo já tomou contato com o bacilo anteriormente);
  • Outros exames conforme o caso e a localização da doença, por exemplo, biópsia de gânglio, punção - biópsia pleural, exame do líquor, etc.

Tratamento
O tratamento é feito com medicamentos que devem ser tomados todos de manhã, durante 6 meses. É fundamental garantir que o tratamento não seja interrompido. Se o doente não tomar rigorosamente os remédios, pode ser que os micróbios fiquem resistentes a esse mediacamento e não se consiga a cura. O tratamento deverá ser acompanhado através de concultas médicas pelo menos 1 vez por mês na Unidade de Saúde mais próxima à residência do doente. Os medicamentos às vezes provocam reações indesejáveis, como, coloração avermelhada na urina, que deve ser avisado porque assusta alguns doentes apesar de ser normal, aparecimento de náuseas, diarréias e até vômitos, ocorre com certa frequência sendo necessária avaliação médica.
Os medicamentos utilizados são Isoniazida (também chamada Hidrazida), a Rifampicina e a Pirazinamida, durante os 2 primeiros meses, depois suspende a Pirazinamida e continua com a Isoniazida e Rifampicina nos próximos 4 meses.

Prevenção
Para uma boa prevenção, o mais importante é detectar e tratar todos os pacientes bacilíferos, ou seja, todos aqueles com o bacilo de Kock nos pulmões (doentes). Para isso, é muito importante um bom sistema público de controle da doença, para identificar precocemente os doentes evitando que novos casos apareçam.
Há algumas medidas de proteção individual:
  • Vacinação com BCG - intradérmica, aplicada a todas as crianças a partir do nascimento.
  • Quimioprofilaxia - indicada para alguns indivíduos que, tendo sido infectados pelo bacilo de Kock, estejam sujeitos a maior risco de adoecer.
Por:
Juliane Garcia
Lilian Ramos Guimarães
Soraya Martines Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário